Quando o assunto é carne, tanto Argentina quanto Uruguai têm tradição nos melhores cortes e no preparo. Dentre tantas opções, destaca-se a picanha, feita com carnes nobres dos nossos vizinhos e que aqui no Brasil é a queridinha em qualquer churrasco.
Há muitas semelhanças entre nossos vizinhos quando o assunto é churrasco. Na Argentina, onde basicamente os bovinos são da raça Angus, a picanha é conhecida por lá como tapa de cuadril, que prioriza a suculência da carne obtida através da selagem de cada pedaço antes de ir para a brasa.
O que diferencia basicamente é a raça dos bovinos de cada região, já que o clima, o solo e a alimentação de cada rebanho influencia no sabor da carne. Atualmente, encontram-se cortes de Angus no Brasil, especialmente na região sul, mas vale destacar que essa raça é típica de países mais frios.
Já no Uruguai, o churrasco é feito no tradicional fogo de chão, conhecido como Picada. Os uruguaios também usam muito mais lenhas em brasa do que o nosso tão conhecido carvão. Até cerca de 10 anos atrás, a picanha por lá não era um corte muito consumido e até hoje não valorizam tanto pedaços macios quanto nós valorizamos. Ah! Outra curiosidade bacana é que eles são experts em 'churrascar' cortes diferentes, como embutidos e miúdos.
A diferença básica entre a parrillada argentina e a uruguaia é que os argentinos usam carvão, e os uruguaios, como falamos acima, preferem a lenha. Outra diferença interessante é que os argentinos usam sal grosso, e os uruguaios preferem o fino.
Seja argentina ou uruguaia, a picanha é presença certa em todo bom churrasco. De hoje (07/02) a domingo (09/02), você leva pra casa a picanha argentina com uma superoferta: de R$89,90 por apenas R$69,90. Aproveite!