Olá!
Vou contar um segredo para vocês. Sabia que existe um jeitinho de aprender alemão sem gastar muito? Para os grandes apreciadores das belas cervejas alemãs isso não é nenhum segredo , né? Hehehehe. Como já conversamos por aqui, estudar a escola alemã nos faz aprender bastante sobre a Alemanha. Sua história, cultura, geografia e, warum nicht?, sua língua! Bom... Não precisa estudar um ano e meio de alemão (como eu inventei de fazer quando mais novo), mas conhecer algumas expressões ajudam bastante a escolher um tipo de cerveja que você esteja a fim de beber e não frustrar suas expectativas nesse momento mágico que é abrir a garrafa e preencher o copo com esse belíssimo líquido preparado com tanto esmero pelos perfeccionistas alemães!
Vamos aprender? Ou melhor... Wir lernen?
Weiss (Váis) – Branco
Weizen (Vái tzen) – Trigo
Heffe (Ré fê) ou Naturtrub – Não filtrado
Kristal – Filtrado
Bock (Bóqui) – Literalmente significa bode, porém refere-se a cerveja forte
Doppelbock (Dó pelll bóqui) – mais forte
Hell (Réu) – Clara
Dunkel (Dunquéu) – Escura
Schwarz (Xivártz) – Preta
Aprendendo essa pequena listinha de expressões alemãs cervejeiras já podemos ter uma ideia que uma Heffe Dunkel Weizen se trata de uma cerveja de trigo escura não filtrada e que nunca ouviremos falar (e nunca falaremos!) sobre uma Heffe Kristal ou uma Schwarz Weiss :P
Nas gôndolas do Palato possuímos diversas cervejas alemãs, vamos partir para a aula prática e aprender alemão com as alemãs? Poste no instagram e nos marque! Queremos saber como andam as aulas!
Ein prosit!
Sobre o autor: Jayme Marden é Sommelier de cervejas formado pelo Instituto de Cervejas do Brasil (ICB-SP) em conjunto com a Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-SP) e a Association de la Sommellerie Internationale (ASI), sócio-fundador e atual membro da diretoria da Associação de Cervejeiros Caseiros e Artesanais de Alagoas (ACervA Alagoana)